Garota Exemplar

By Thaís Muniz - 07:00:00

Garota Exemplar

Gillian Flynn 



Nem sempre um casamento vai ser perfeito. Haverão muitos momentos bons, mas as vezes as coisas começam a dar errado e tudo começa a desandar...

Nick é um jornalista, enquanto sua esposa Amy — a famosa "Amy Exemplar" dos livros em que seus pais fizeram trabalhava para uma resvista, escrevendo "testes" (aqueles testes de revistas de adolescente: que tipo de garota você é?), mas depois de perderem o emprego e as coisas não ficarem muito boas, eles acabam se mudando para a cidade Natal de Nick: Missouri. E o belo casamento dos dois começa a desandar...


Nick não parece nem um pouco animado em continuar com o casamento, parece infeliz, daqueles caras “não tá bom mais, cansei e fod#@$! Vou ser um cretino
Sério, Nick parece ser outro depois do casamento, um cara folgado e que nem dá atenção e amor devido a sua mulher.
Amy, já demonstra querer lutar pelo seu casamento e se sente bem frustrada por Nick não dar a devida atenção e ir aos poucos desistindo de tudo. Apesar que Amy não gosta muito do interior. É uma “garota de Nova York!” Sente falta da sua vida por lá. Resumindo: definitivamente não está feliz!

E no dia do quinto aniversário de casamento, Amy desaparece em sua casa.
Nick de cara já é um suspeito, não demonstra tristeza, não tem álibi e mostra ser um cara babaca! do tipo que a gente diz: "aff, mais um cara idiota que não merece a mulher que tem!"

Conhecemos também a visão de  Amy, pelo diário. Ela começa contando quando conheceu Nick, suas frustações, confissões (entre outros) e os acontecimentos para frente: pulando entre dias, meses ou anos.
Os capítulos são mesclados entre Nick e o diário de Amy. Além disso o livro é divido em 3 partes. Confesso que de início fiquei bem cansada de Nick, sempre demonstrando ser suspeito, comecei ficar muito mais animada com a parte do diário de Amy, muito mais cativante tipo mulher defende mulher hahaha

Mas no final da primeira parte do livro, já começou a ficar muito mais interessante e algumas perguntas começam a ser respondidas.
E como já estamos cheio de idéias sobre os acontecimentos que acabamos de ler, eis que a autora Gillian trás mais uma pitada de dúvida, percebemos que não é só Nick que guarda segredos e chateações. Começamos a repensar em tudo que lemos e até colocamos em dúvida todo aquele perfil de marido suspeito.
O livro começa então a trazer uma reviravolta que nos deixa sem saber o que pensar na verdade. Ficando em dúvida em de que lado da história ficar. As personalidades dos personagens no decorrer da história ficando bem mais claras, fazendo você pensar como a cabeça de alguém pode ser “louca” ou coisa pior e você nem poderia imaginar que essa é a verdadeira face da pessoa.

Eu nem sei mais o que dizer para não tentar dar spoiler sobre este livro. Apenas leiam.

Este livro nos faz pensar em nossos relacionamentos, como as coisas podem mudar depois de alguns anos, como algumas pessoas reagem durante suas frustrações, mentiras, expectativas, enfim! Um conjunto de coisas. É questionar coisas que mexem com o psicológico de qualquer um e que podem transformar alguém para o bem ou mal.

É um livro genial, que pode deixar algumas pessoas chocadas, transtornadas e uma porção de outras coisas.
Garota Exemplar também ganhou adaptações nos cinemas. — Mas nada se compara a um livro, não é mesmo?

Resenha autoral. Postada também no blog Doce Leitura. 


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Informações sobre o livro:
Garota Exemplar
Gillian Flynn
Editora Intrínseca
448 páginas

Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, “Garota Exemplar” alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários