Os Treze Porquês #13ReasonsWhy

By Thaís Muniz - 21:16:00


Olá leitores do blog!

Recentemente conheci uma série que tem dado o que falar pelas redes sociais e que foi baseada de um livro que brevemente pretendo ler.
Com o nome original "13 Reasons Why" , a série (e também livro) vem falar de um tema muito sério que não é nada fora do comum: o bullying!

Quando comecei a assistir a série, fiquei um pouco receosa pelo simples fato de parecer uma série para o público adolescente. Sim! Fiquei com medo de que por falar de adolescentes, seria algo bem para "adolescente" mesmo, se é que vocês me entendem.
Mas a série me surpreendeu. E comecei a ficar intrigada para entender o motivo da morte de Hanna Baker.


Antes de tudo, vou falar um pouco sobre o que essa história conta, para aqueles que ainda não conhecem.
Ninguém consegue entender os motivos que fizeram Hanna Baker a cometer suicídio. Mas este grande segredo será revelado e todos (ou quase todos) irão conhecer os 13 motivos para ela tirar sua própria vida.
Clay Jesen é uma das pessoas que irá conhecer esses segredos. E com certeza estes segredos vão mexer com seus sentimentos de vez.
Um pacote é entregue a Clay com sete fitas cassetes e cada lado enumeradas de 1 a 13.
E ao apertar o play, ele se dá conta de quem está ali falando é a falecida Hanna Baker.

Vou falar para vocês que eu fiquei inteiramente envolvida, ansiosa e agoniada em saber o que cada uma dessas fitas iriam conter. E ouvir Hanna contando o lado da sua história, não foi nada fácil!

"Acomode-se, porque vou contar a história da minha vida. Mais especificamente por que minha vida terminou.
Se você está ouvindo essa fita, você é um dos porquês"

Enquanto Clay vai ouvindo (lentamente) o conteúdo das fitas, vamos nos envolvendo com os flash backs de Clay juntamente com as cenas entre o passado e presente dessa história.
Vou confessar que fiquei agoniada com a demora de Clay! O menino que me deixou agoniada!!! Mas apesar disso, ele me fez ficar loucamente desejando pela próxima fita.
Hanna consegue transportar toda sua dor a medida que vai contando cada porquê.

É doloroso, triste e me fez ficar indignada.
Mais doloroso que sentir toda a dor de Hanna (e olha que não foi pouca), foi sentir a dor de sua mãe por não entender nada. Por não encontrar uma explicação que fizesse ela entender porque sua própria filha tirou a vida.

É uma série/livro que é preciso MUITO ser conhecida pelas pessoas, pois vai abrir o olho de muita gente! São pequenos atos que podem transformar a vida de alguém.
O assunto é muito sério, retrata uma pessoa que sofria seriamente com o bullying e que causou danos imensos na vida da personagem. Tão imensos que ela tira sua própria vida.
Não pensem que Hanna foi fraca ou muito dramática. Ninguém sabe a dor que o outro sente, até o mesmo conhecer ela.
Já pensou que uma brincadeira que pode ser inteiramente piada para você, mas pode significar muito para alguém? Que ela pode machucar muito esse alguém?
Se você ainda não pensou nisso, então pense!
Você pode puxar o gatilho de uma coisa muito séria com uma simples brincadeira ou comentário.
As pessoas dão muito valor ao que é falado de outras, mesmo sem saber se aquilo é de fato verdadeiro.
Nós precisamos de muito mais empatia, amor, solidariedade e respeito!
Estamos cada vez mais afundando com coisas idiotas. Repense suas atitudes!
Não seja um dos 13 porquês.


“Há várias maneiras de se sentir só.
Eu sei como é ser julgada pelos outros.”

“Se alguma coisa tivesse sido diferente nessa história,
talvez nada disso tivesse acontecido.”

“Ela precisava de você como amiga.
Isso deveria ter importado.”

“Hanna estava pedindo por ajuda.”

"Acho que essa é a questão central.
Ninguém sabe ao certo o impacto que
tem na vida dos outros."



Tem uma série ou livro pra recomendar? Deixa aqui pra gente!



  • Share:

You Might Also Like

1 comentários