POSTS RECENTES

Jogos Vorazes


Jogos Vorazes

— Suzanne Collins


Panem é uma nação composta pela capital (capitol) e seus 13 distritos. 
Não muito satisfeitos com a Capital, o distrito 13 se rebela contra a capital e é completamente destruído. 
Com a revolta vencida, a capital cria o seu Reality Show "Jogos Vorazes" para mostrar o seu poder e castigar os outros distritos. Os Jogos são completamente um massacre: um casal de crianças/adolescentes entre 12 e 18 anos são sorteados ou voluntários em cada distrito para irem a arena lutar até a morte, até saia apenas um vencedor.


Os doze distritos vivem em situação precária, trabalham duro para ganhar pouco e sustentar a capital. Cada distrito é responsável por um tipo de trabalho. 

Nossa personagem principal é Katniss. Ela vive no distrito 12 com sua mãe e sua irmã mais nova. 

Katniss aprendeu a caçar quando seu pai ainda era vivo. E desde que seu pai "se foi", ela caça ilegalmente fora da cerca do Distrito com Gale, seu melhor amigo. Eles sustentam suas famílias e as vezes acabam trocando sua caça no mercado negro. 

Com a chegada da data para sortear os tributos para os jogos, a irmã de Katniss está uma pilha de nervos com sua primeira inscrição (obrigatória) nos jogos.


"Quando acordo o outro lado da cama está frio. Meus dedos se esticam à procura do calor de Prim, mas só encontram a cobertura áspera do colchão. Ela deve ter tido sonhos ruins e pulou para a cama da nossa mãe. É claro que foi isso. Hoje é dia da colheita."

E o que Prim mais teme, acontece: seu nome é sorteado.

Em meio de desespero e para salvar a pele de sua irmã, Katniss se voluntaria como tributo dos jogos.
O garoto sorteado é Peeta Melark.

Katniss sabe que sair vitoriosa dos Jogos não irá ser tarefa fácil. Ainda mais que existem distritos que treinam desde cedo suas crianças para os jogos. 
O único vencedor dos jogos acaba ganhando uma vida um pouco melhor e mora na Villa dos Vencedores do seu distrito.
Mas os jogos mudam as pessoas... 
"Que a sorte esteja sempre ao seu favor"

O livro é dividido em três partes: Os Tributos, Os Jogos e O Vitorioso.

A narrativa é em primeira pessoa e Katniss é quem narra a história, o que torna mais "íntimo" e cativante.
Não vou mentir, é um livro com mortes, onde crianças lutam como gente grande para sobreviver, mantando uns aos outros. É bruto? É triste? Sim, são apenas crianças. Mas apesar da violência, a emoção que livro transmite é grande. Teve momentos que até chorei.
Se existe romance? Talvez um possível romance, ou digamos um triângulo amoroso. Mas neste livro não é tão construindo assim.

Jogos Vorazes me deixou com um gostinho de quero mais e o que acontece pós "Jogos Vorazes" eu conto na resenha de Em Chamas.



Esta resenha você também encontra no

blog Doce Leitura. 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Informações sobre o livro:

Jogos Vorazes (Trilogia Jogos Vorazes #1)
Susane Collins
Editora Rocco
400 páginas

Sinopse: Ambientado num futuro sombrio, Jogos Vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best-sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Com sua narrativa ágil e ousada, Jogos Vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem atraindo leitores de diversas faixas etárias.
Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.
Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.
Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.
© BLOG CORAÇÃO DE LEITORA. Todos os direitos reservados.
Editado por: VICTÓRIA DANTAS.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo